Cuidados após a colocação do implante dentário
O cirurgião-dentista deve passar todas as orientações para o paciente antes a após a cirurgia. Um pós-operatório bem orientado e seguido é fundamental para o sucesso do tratamento.
O ideal é já fornecer após a cirurgia uma bolsinha de gelo para que o paciente comece a fazer uma compressa. Essa deve ser feita durante as primeiras 48 horas. A baixa temperatura contrai os vasos sanguíneos, diminuindo assim o edema (inchaço), além de ajudar no processo inflamatório e diminui a dor.
O repouso é fundamental, mas o paciente não deve ficar totalmente deitado. a posição ideal é a sentada ou com a cabeça apoiada em um travesseiro grande.
Evitar exercícios físicos severos para evitar hemorragia e não baixar a cabeça por longos períodos.
Se houver sangramento evitar cuspir. Fazer uma compressa com gaze e água gelada por 5 minutos ou até cessar. Se houver sangramento nasal evite assoar o nariz e entre em contato com o cirurgião-dentista.
Evite ficar passando a língua no fio de sutura. Além dela ser muito contaminada, pode acarretar que os pontos soltem .
Outros cuidados após implante dentário
Medicação
Tome os remédios que foram receitados previamente. Evite mudar por outros de sua escolha. Lembre-se que a responsabilidade também é sua para o sucesso do tratamento.
Dieta
Nas primeiras 24 horas é recomendada a ingestão de alimentos líquidos, principalmente gelados como sorvete, vitamina. Evite sucos cítricos.
Higienização
Escove os dentes normalmente, mas use escovas macias adequadas. Não faça bochechos durante as primeiras 48 horas, pois eles podem remover o coágulo que é fundamental para uma cicatrização mais rápida e indolor.
A escovação deve ser feita sempre após as refeições. E o uso do fio dental também é imprescindível.
Após 48 horas pode-se usar bochechos com Malvatricin, mas só com a recomendação do cirurgião-dentista.
Acompanhamento
O acompanhamento periódico no consultório é fundamental para o sucesso do tratamento. Nunca falte nas consultas agendadas. Se caso não puder comparecer remarque assim que possível.
Hábitos
Pacientes fumantes geralmente são contraindicados para a realização de implantes dentários. E se mesmo assim o profissional tenha os realizado, ele orientará a diminuição desse hábito no período pré e pós-operatório. A ingestão de bebidas alcoólicas também não é recomendada, nem mesmo roer unhas, canetas e outros objetos que possam ferir o local da cirurgia.
Uso de próteses
Próteses totais ou removíveis só devem ser usadas após a cirurgia com o aval do cirurgião-dentista, pois elas devem estar bem adaptadas e geralmente reembasadas com um material macio. Em alguns casos é recomendado o uso destas somente para o convívio social e não durante a mastigação.